ENSINO

Extensão Universitária



  • Sobre
  • Equipe
  • CASA UNASP
  • Eventos

Sobre



A universidade está fundamentada em três pilares, que são: o ensino, a pesquisa e a extensão. O ensino se aplica à sala de aulas, a pesquisa à produção científica e a extensão, é a forma como a universidade faz a articulação do conhecimento adquirido com a comunidade. Na visão filosófica da educação adventista, as instituições existem para educar e servir.

Assim, o Unasp dá valor a esse processo. Além de toda estrutura para estudo, o UNASP valoriza o processo de aplicação dos seus diversos projetos educativos, culturais e científicos para atender às comunidades interna e externa. É assim que o Unasp atua para ajudar a transformar a comunidade a que pertence.

Todos os cursos de graduação do Unasp possuem projetos básicos e específicos, como:

Comunicação e Interação Social: O Unasp usa seus canais de comunicação como a rádio Unasp FM, o site ABJ Notícias e a imprensa universitária Unaspress, para levar informações importantes para a sociedade.

Arte e Cultura em Foco: Os cursos relacionados a artes, como Educação Artística e Letras, e a Escola de Artes desenvolvem projetos de grupos musicais e programas litero-musicais.

Ação Comunitária e Cidadania: Todos os cursos de graduação participam deste programa chamado de “Ações Comunitárias e Sociais Associadas à Prática”. Alguns dos projetos são: Dia da Responsabilidade Social, Projeto Adra, Unasp Solidário (Calor Unasp, Vida por Vidas – Doação de Sangue, Mutirão de Natal)

Enriquecimento Pessoal e Acadêmico: Todos os finais de semana o Unasp oferece alguma atividade de enriquecimento pessoal e acadêmico, além das atividades propostas nos projetos de extensão deste programa que existe em cada curso. São oferecidos cursos, seminários e palestras.

Educação Ambiental: Estes são os projetos de reciclagem do lixo, como o “Lixo que Educa”, de reflorestamento, como o “Reflorescer”, além de cursos e palestras sobre diversos temas.

Promoção da Saúde: O projeto “Escola da Saúde”, desenvolvido durante o ano, realiza caminhadas e oferece cursos como Nutrição, Hábitos Saudáveis etc. 

Desenvolvimento Tecnológico e Econômico: Este é um projeto para a população local, composto por laboratórios que oferecem cursos em áreas que complementem o conteúdo do ensino médio, tais como informática e idiomas.

Educação Continuada e Formação Profissional: Este programa abriga o maior número de projetos do Unasp. Há projetos amplos envolvendo todos os cursos e outros em convênio com Prefeituras das cidades vizinhas e com a rede de instituições adventistas. São desenvolvidos planos como seminários em parceria com a Apae e o Mutirão de Natal, Educriança, e outros.

Equipe



CASA UNASP


 A CASA UNASP  é um projeto em conjunto com a Prefeitura de Arthur Nogueira que oferece serviços de Assessoria, Treinamento, Câmara de Conciliação; Atendimento especializado na área do Direito, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Letras, Sistemas para Internet, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Todos serviços são oferecidos de maneira gratuita e são realizados por professores e alunos do UNASP-EC, atendendo as diversas necessidades da comunidade, de acordo com a demanda, principalmente jurídicas. A prefeitura de Arthur Nogueira cede as instalações e o UNASP oferece os diversos serviços, acima especificados.




Eventos


ALIMENTE-SE BEM

Entre os dias, 21 de setembro à 14 de outubro de 2010, diversos alunos do UNASP e membros da comunidade local, estiveram envolvidos no curso de reaproveitamento de alimentos e culinária de baixo custo, oferecido pelo SESI em parceria com o UNASP. O curso foi  ministrado dentro da Instituição, pelas nutricionistas Mailise Nunes da Cruz Viera e Elisângela Guergolett Faustino, em uma unidade móvel, toda equipada, ambos oferecidos pelo SESI. Foram divididas 12 turmas, que variaram de 35 à 40 pessoas cada, com aulas semanais de 2 horas e 30min à 3 horas, totalizando 10 horas de atividades por turma. Houve uma média de 400 pessoas matriculadas e uma aceitação muito boa por parte dos alunos, que ficaram satisfeitos em aprender a cozinhar de maneira balanceda e saudável, assim como reaproveitar os alimentos. 

CARLOR UNASP 2010

 Durante o mês de maio, alunos, professores e todos os funcionários participaram do CALOR UNASP, através da doação de peças de roupas para o Inverno, aos que necessitam. Pontos de coleta, foram devidamente decorados por alunos no curso de Pedagogia, e colocados em pontos estratégicos dentro da Instituição de Ensino, assim como nos dormitórios masculino e feminino. Cartazes e banners foram espalhados pelo UNASP, assim como emails promocionais enviados a todo corpo docente e funcionários da Instituição e vídeos de mídia, mobilizando, durante as semanas da Campanha, toda a instituição, para a arrecadação de agasalhos. As peças de roupa arrecadadas foram doadas à Tribos Indígenas, no dia 31 de maio de 2010, pela coordenação do Curso de Pedagogia.

DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

No dia 13 de junho, todos os cursos e departamentos do UNASP se mobilizaram para a realização do Dia da Responsabilidade Social, uma parceria entre o UNASP e a Prefeitura de Engenheiro Coelho, que realizam anualmente um dia de Ação Social, onde diversos serviços são oferecidos de maneira gratuita, às pessoas menos favorecidas. Nesse dia, alunos do UNASP se tornaram voluntários e ofereceram serviços diversos, de acordo com cada curso, que foram desde a saúde do corpo e dos dentes, atendimento administrativo, financeiro, jurídico até aconselhamento familiar, além de atividades sociais, como artesanato, apresentações teatrais, brincadeiras para as crianças, até o reparo de eletrodomésticos e palestras sobre diversos assuntos. Estiveram envolvidos uma média de 800 alunos e foram atendidas aproximadamente 4.000 pessoas.

ARRECADACAO DE ALIMENTOS PARA O MUTIRAO DE NATAL

Durante esse mês de novembro, os alunos dos cursos de graduação do UNASP-EC se mobilizaram para arrecadar alimentos par o Mutirão de Natal. A iniciativa começou com 4 amigos, que saíram para recolher alimentos na cidade de Arthir Nogueira-SP. Logo receberam o apoio da Instiruição que forneceu os meios para que pudessem atingir um número maior de pessoas. Durante todos os sábados de novembro tem saído uma média de 45 de alunos, de diversos cursos, para a arrecadação de alimentos. Cada sábado é escolhida uma cidade próxima a Instirtuição, para que a arrecadação ser efetivada. Os resultados tem sido muito positivos, tanto na arrecadação de alimentos, que cresce a cada sábado, quanto para o crescimento pessoal de cada aluno que participa e cada cidadão que doa, pois o espírito de generosidade é incetivado. Já foram arrecadadas mais de uma tonelada de alimentos, que serão distribuídos para famílias menos favorecidas, através do Mutirão de Natal.